Adesivo Contraceptivo

O adesivo contraceptivo é uma outra forma de contracepção hormonal, tendo na sua composição estrogénio e progesterona para ajudar as mulheres a prevenir a gravidez. Ao ter na sua composição as mesmas hormonas que a pílula contraceptiva, o adesivo está indicado para as mulheres que acham inconveniente tomar um contraceptivo diariamente ou que sofram efeitos secundários negativos com a contracepção oral.

O adesivo contraceptivo é tão eficaz como a pílula combinada e actua da mesma forma, porém, apenas precisa de ser substituído uma vez por semana. Permite que uma dose constante de hormonas seja libertada na corrente sanguínea, a partir da sua pele, reduzindo o risco de efeitos secundários associados às variações hormonais. Estes factos fazem do adesivo contraceptivo um dos métodos mais cómodos e eficazes na prevenção da gravidez.

Janssen CilagFabricado por
Adesivo Evra

O Evra é um adesivo contraceptivo hormonal combinado que pode ser aplicado no seu corpo e oferecer uma protecção superior a 99% na prevenção da gravidez. Apenas precisa de ser substituído semanalmente, o que torna o seu uso fácil e cómodo. Por o Evra não ser absorvido pelo estômago, o risco de náuseas é reduzido, permanecendo os seus efeitos no caso de sofrer vómitos ou diarreia. É também conhecido por melhorar o acne e o excesso de pêlos corporais, bem como reduzir os quistos nos ovários e tratar a endometriose.

O que torna o adesivo contraceptivo tão cómodo?

Na década de 2000, um contraceptivo em adesivo de nome Evra, ficou disponível na Europa. Este permanece o único contraceptivo de aplicação semanal a oferecer uma protecção superior a 99% na prevenção da gravidez.

O Evra é classificado como um contraceptivo de longa duração reversível, por os seus efeitos durarem mais do que alguns dias, porém a fertilidade é restituída semanas após interromper o seu uso. Muitas mulheres consideram este método muito cómodo por não ser aplicado todos os dias.

Com o adesivo contraceptivo pode beneficiar do mesmo nível de protecção do que com a pílula combinada uma vez que actua exactamente da mesma forma, com a facilidade de não ter de tomar um comprimido todos os dias. É útil para as mulheres que não seguem uma rotina, que frequentemente se esquecem de tomar a pílula ou que não querem estar a pensar no seu método contraceptivo a toda a hora.

Existem outras vantagens relacionadas com o uso do Evra?

O Evra tem várias vantagens. As hormonas são administradas ao organismo através de um adesivo contraceptivo transdérmico. Por não sofrer nenhum processo digestivo, não sentirá náuseas quando usar este contraceptivo em adesivo, isto também se aplica se sofrer vómitos ou diarreia, estando os seus efeitos assegurados ao contrário da pílula contraceptiva.

Quais as desvantagens do adesivo contraceptivo?

O adesivo é menos eficaz nas mulheres que pesam mais de 90Kg.

O adesivo contraceptivo é também conhecido por causar alguns efeitos secundários em particular, como irritação na pele ou descoloração da pele no local de aplicação.

Outros efeitos secundários causados pelas hormonas libertadas pelo adesivo Evra incluem candidíase, alterações de humor, tonturas, acne, cansaço e ganho de peso. Para além destes, existem efeitos que se classificam de pouco comuns a muito raros, que incluem o aumento dos níveis de gordura no sangue, descontrolo emocional, secura vaginal, choro anormal e agressividade.

É seguro para mim usar o adesivo contraceptivo?

O adesivo Evra pode não ser seguro para si se fumar, por haver um risco aumentado de danos cardíacos. Por outro lado, se tiver mais de 35 anos, tiver problemas sanguíneos ou historial de epilepsia, enxaquecas ou hemorragia vaginal não diagnosticada, este pode não ser um contraceptivo seguro para si.

O seu médico pode prescrever-lhe neste caso a minipílula com apenas progesterona, se estiver enquadrada nestas condições.