Pfizer

Champix

Champix é o medicamento com maior taxa de sucesso disponível para parar de fumar, ajudando os fumadores a deixar de fumar em apenas 12 semanas.

Reduz os sintomas de abstinência e o desejo de fumar ao influenciar as partes do cérebro que produzem os desejos, impedindo que volte a apreciar o cigarro.

  • Clinicamente comprovado ser o método mais eficaz para a cessação tabágica
  • Tratamento de 12 semanas
  • Contém o princípio activo Vareniclina
  • Apoio ao Paciente em Português
  • Farmácia registada na União Europeia
  • Consulta Online para prescrição médica
  • Entrega Grátis
    em 24 horas
Champix Perguntas & Info

Quais são os benefícios?

Os riscos de saúde associados ao tabaco são vários e deixar de fumar significa reduzir as hipóteses de desenvolver problemas de saúde graves como o cancro e a doença cardiovascular. O Champix (vareniclina) é uma ajuda para tornar a cessação tabágica mais fácil. Com o Champix os pacientes têm quatro vezes mais hipóteses de deixar de fumar do que se o fizerem sem ajuda.

Os cigarros contêm uma substância chamada nicotina, que é extremamente viciante. Quando tem necessidade de um cigarro, está na realidade com necessidade de nicotina. A nicotina funciona em receptores específicos do cérebro e envia sensações de prazer e satisfação de cada vez que fuma um cigarro. Quando para de fumar, a nicotina para de actuar nos receptores e as sensações param, fazendo com que queira mais.

Por a nicotina ser a substância chave no tabaco, existem muitos tratamentos que contêm esta substância, sendo conhecidos como tratamentos de substituição da nicotina. Quando recorre à terapia de substituição da nicotina para deixar de fumar, continua a fornecer ao seu corpo nicotina. Apesar de não estar a ingerir o fumo prejudicial, continua a fornecer ao corpo a substância que o mantém viciado. Isto significa que terá de continuar a lidar com os sintomas de privação, quando deixar o tratamento de substituição da nicotina. Com o Champix, mesmo que tente fumar, não sentirá a sensação de prazer que sentia anteriormente, sendo mais fácil parar com sucesso.

Como aumentar as hipóteses de sucesso quando utiliza Champix?

Fumar é um vício e tal como outros vícios não é fácil parar. O único factor que o(a) pode ajudar a deixar de fumar é a sua atitude e a sua rede de apoio. Prepare-se mentalmente antes de parar, considerando todos os riscos para a saúde associados ao tabaco e todos os benefícios de saúde de que vai desfrutar assim que deixar de fumar. Assim que estabelecer uma data para parar e começar o seu tratamento, continue a lembrar-se porque quer deixar de fumar e quais as consequências que podem daí advir se não deixar.

Como funciona?

O princípio activo deste tratamento é a vareniciclina, que funciona de duas formas. Estimula os receptores de nicotina no cérebro, o que reduz os desejos e os sintomas de abstinência. Quando toma Champix, a vareniclina vai actuar nos mesmos receptores do cérebro onde a nicotina actua quando fuma. Esta liga-se a estes receptores e impede que a nicotina os alcance. No processo, elimina as sensações de prazer e satisfação que tem quando fuma. O que significa que quando fuma um cigarro, não vai ter prazer a fazê-lo.

Por este motivo, o tratamento com Champix deve ser começado sete dias antes de deixar de fumar. Para que quando finalmente pare, os sintomas imediatos tenham menos probabilidade de se exacerbar.

O efeito do Champix no cérebro
Quando o fumo do cigarro é inalado, a nicotina dirige-se do sangue para o cérebro. A nicotina estimula os receptores do cérebro a libertar dopamina, o que faz com que experiencie prazer ao fumar. O Champix reduz a quantidade de dopamina libertada pelos receptores do cérebro quando fuma.

Como tomar Champix?

Decida uma data que ache conveniente para deixar de fumar. Comece a tomar o Champix uma semana antes da data estabelecida, aproximadamente. Desta forma, o tratamento atingirá uma concentração suficiente no organismo para actuar eficazmente.

Se quer deixar de fumar com sucesso ao usar o Champix, tem de completar as 12 semanas de tratamento. Deve começar pelo Pacote inicial de 2 semanas e tomar um comprimido de 0,5mg nos primeiros três dias. Depois deste período, a dose deve ser aumentada para dois comprimidos de 0,5mg nos quatro dias seguintes. Após esta fase inicial, deve tomar um comprimido de 1mg duas vezes por dia, de manhã e à tarde, durante as 11 semanas seguintes.

Para as pessoas que continuem a achar difícil deixar de fumar após as 12 semanas de tratamento, existe a hipótese de iniciar um novo ciclo de tratamento.

Quem pode tomar Champix?

O Champix pode ser uma ajuda para os homens e mulheres com mais de 18 anos que procurem um método para deixar de fumar eficaz.

Quem não pode tomar?

Não é recomendado que tome Champix se tem historial de doença psiquiátrica, como depressão, se sofre de doença renal, epilepsia ou se está grávida. Deve mencionar quaisquer condições médicas de que sofra ou quaisquer medicamentos que tome durante a sua consulta, uma vez que o médico lhe pode recomendar um tratamento alternativo para deixar de fumar.

Quais são os efeitos secundários?

O Champix é um medicamento de prescrição e tem vários efeitos secundários conhecidos. Estes efeitos secundários, contudo, irão afectar as pessoas com diferente gravidade, uma vez que estas reagem de forma diferente ao medicamento, podendo algumas pessoas não experienciar os efeitos colaterais do Champix de todo.

O Champix pode causar tanto efeitos secundários físicos como psicológicos, desde sentimentos de depressão, a ansiedade e insónia, dificuldade de concentração e ganho de peso. Por estes efeitos secundários estarem relatados não significa que todas as pessoas os experienciem, mas é importante ter em conta os efeitos secundários de um medicamento de prescrição antes de o tomar.

Neurológicos

Alguns efeitos secundários neurológicos como a insónia e as dores de cabeça são possíveis quando toma Champix. Fadiga e tonturas também podem ocorrer mas são menos prováveis. Efeitos secundários mais graves como problemas de discurso ou coordenação são muito raros.

Psicológicos

Efeitos secundários psicológicos podem incluir sonhos estranhos e dificuldade em dormir. Efeitos secundários psicológicos possíveis incluem alterações de humor, depressão, ansiedade e alterações de comportamento. É importante que contacte o seu médico imediatamente se for afectado por um destes efeitos secundários.

Cabeça

Efeitos secundários raros incluem distúrbios de visão, olhos lacrimejantes e miopia, sendo pouco prováveis. O mesmo se aplica aos efeitos secundários relacionados com a pele, como rash cutâneo, comichão e acne.

Gástricos

As náuseas são um efeito secundário relativamente comum do Champix. Vómitos, diarreia, indigestão e obstipação também podem ocorrer.

Peito

Reacções adversas que afectem a área cardiovascular são raras, mas devem ser levadas a sério se ocorrerem. Estas reacções podem incluir dores no peito ou desconforto, perturbações do ritmo cardíaco e aumento da tensão arterial.

Efeitos Secundários do Champix

Clique na área do corpo pertinente para saber como esta é afectada pelo Champix.

Efeitos secundários comuns do Champix

Cerca de 1 em cada 10 pessoas que deixam de fumar e usam o Champix como ajuda, experienciam efeitos secundários como dores de cabeça e indigestão. Estes efeitos secundários normalmente não duram muito tempo e tendem a desaparecer assim que o corpo de adapta à medicação. Muitos destes efeitos secundários não são motivo de preocupação, mas se o estão a fazer sentir desconfortável durante o ciclo de 12 semanas, deve falar com o seu médico sobre a forma de reduzir a sua susceptibilidade aos efeitos secundários.

Efeitos secundários pouco comuns do Champix

Cerca de 1 em 10 pessoas a 1 em cada 100 pessoas que tomam Champix experienciam efeitos secundários como diminuição do apetite, tosse e dor abdominal. Estes efeitos secundários são frequentemente o resultado da adaptação do seu corpo a um novo medicamento, pelo que é provável que desapareçam dentro de poucos dias. Contudo, se experienciar alguns efeitos secundários que o incomodem ou que se tornem particularmente persistentes, é melhor mencioná-lo ao seu médico.

Efeitos secundários raros do Champix

Os efeitos secundários raros, como o nome indica, não ocorrem frequentemente, mas podem ser um sinal do aparecimento de um problema mais grave. Se experienciar algum destes efeitos secundários, não hesite em contactar um médico. O efeito secundário mais raro e talvez mais perigoso é o facto de o Champix estar relacionado com pensamentos suicidas e depressão. Se se sentir assim durante o tratamento, contacte imediatamente o seu médico para aconselhamento.

Por o Champix poder causar alterações comportamentais como depressão, é importante informar amigos e familiares quando começar a seguir o tratamento, para que estes possam monitorizar o seu comportamento. Se está a usar o Champix para ajudar a deixar de fumar e está a experienciar algum dos efeitos secundários mencionados acima durante um período de tempo prolongado, o melhor a fazer é falar com um médico.

Posso comprar Champix na euroClinix?

Na euroClinix pode fazer um pedido para a aquisição do Champix, o que não significa que o medicamento lhe será prescrito por um dos médicos da nossa equipa. Deverá completar uma consulta online com os seus dados médicos, uma vez que este medicamento apenas é comercializado sob prescrição médica. A sua consulta será avaliada por um dos nossos médicos registados na União Europeia e se o Champix estiver indicado para si, será enviada uma prescrição à nossa farmácia para que o medicamento seja enviado.

Dr Stamatios Poupalos

"Deixar de fumar não é fácil, mas com o medicamento de prescrição Champix pode parar de fumar a longo prazo e conseguir atingir o seu objectivo."

Porquê escolher-nos?

Medicação original

Na euroClinix a sua segurança é a nossa prioridade. É por isso que apenas enviamos tratamentos originais dispensados por farmácias devidamente registadas. Consulte os preços em baixo.

General Pharmaceutical Council (GPhC)
  • Medicamentos originais
  • Prescrito por um médico registado
  • Enviado por uma farmácia licenciada
A bula ou folheto informativo do medicamento Champix é disponibilizada apenas para fins informativos. Para mais informações deverá ler o folheto no interior da embalagem. A euroClinix não é responsável pela informação apresentada.
Links relacionados