Cistite

A cistite é uma infecção da bexiga e afecta frequentemente as mulheres. Apesar de frequentemente relacionada com um aumento da actividade sexual, existem várias causas potenciais para esta infecção. A actividade sexual é uma delas, mas não é necessariamente a única razão das infecções da bexiga. O tratamento da cistite está disponível em várias opções, quer seja de venda livre ou medicamentos de prescrição, dependendo da severidade da infecção.

Esta condição é frequentemente causada por bactérias intestinais que infectam a uretra, o canal responsável pela passagem de urina da bexiga para o exterior.

Crescent PharmaFabricado por
Trimetoprim

O Trimetoprim é um medicamento oral para o tratamento da cistite. Para além de ser um medicamento eficaz, também pode ser tomado como tratamento preventivo a longo-prazo. É um tratamento antibiótico clinicamente comprovado tratar a infecção, com efeitos observados em apenas 24 horas.

O que é a cistite?

A cistite urinária é uma infecção comum da bexiga que quase todas as mulheres experienciam a certo ponto das suas vidas, sendo causada frequentemente por bactérias intestinais. É comum em mulheres por a uretra, o canal que expele a urina do corpo, ser mais curto do que a dos homens, pelo que as bactérias podem afectar mais facilmente a bexiga.

Os sintomas da cistite e a infecção por si própria, são também mais prováveis nas mulheres grávidas, sexualmente activas ou que passaram recentemente pela menopausa. A infecção é normalmente ligeira e os analgésicos são frequentemente usados para reduzir os sintomas, sendo que os antibióticos podem ser prescritos no caso de a infecção ser particularmente severa.

Quais as causas?

A cistite é causada pela infecção da bexiga que pode ser causada por várias razões. A higiene é geralmente a causa mais comum de infecção, mas pode também ser o resultado do aumento da actividade sexual, frequentemente referida como cistite de “lua-de-mel”, sendo também comum nas mulheres grávidas. As causas menos comuns incluem mulheres com cateteres, doenças sexualmente transmissíveis e certos parasitas.

Prevenção da cistite?

Prevenir a infecção, em conjunto com os vários sintomas da cistite é relativamente fácil e consiste largamente na prática de uma boa higiene. Beber muita água e urinar o mais cedo possível após a actividade sexual é também aconselhado. Isto remove uma grande quantidade de bactérias acumuladas na uretra durante o sexo. Se sofrer de múltiplas infecções ou correr num risco elevado de contrair a infecção, aconselha-se a que urine pelo menos uma vez a cada três horas. Evite usar desodorizantes potentes ou perfumes na área genital uma vez que estes podem irritar a pele e causar a infecção.

Tratamento da cistite

Os casos ligeiros de cistite não requerem geralmente antibióticos ou medicamentos de prescrição. Às mulheres que sofrem desta condição aconselha-se que bebam muita água, bem como sumo de arando, uma vez que se acredita que este ajuda a remover as bactérias da uretra. Os analgésicos são frequentemente usados nestas situações para ajudar a reduzir algum desconforto. A actividade sexual não é recomendada independentemente da gravidade da infecção, uma vez que pode piorar a condição.

Os tratamentos de prescrição para a cistite estão disponíveis no caso de uma infecção severa, como por exemplo o antibiótico Trimetoprim. Caso esteja aconselhado o tratamento com um medicamento de prescrição, deve ser realizada uma consulta para a avaliação desta condição. Na euroClinix a mesma pode ser feita online, para avaliar a sua adequação ao tratamento antes da prescrição da receita. A prescrição será enviada à nossa farmácia que irá dispensar o medicamento em questão para si. Os medicamentos de prescrição para esta condição são mais eficazes que os produtos de venda livre, uma vez que tratam a infecção por completo e não apenas os sintomas.