Clamídia

Sintomas e Tratamento da Clamídia

A clamídia é uma das DSTs mais comuns na Europa e a sua taxa de infecção aumenta todos os anos. Afecta frequentemente homens e mulheres jovens, com idades entre os 16 e os 25 anos. Para as mulheres, a clamídia é particularmente perigosa, uma vez que 75% das infectadas não apresenta quaisquer sintomas. Este é também o caso de 50% dos homens.

Esta doença sexualmente transmissível é muito perigosa e pode levar a problemas de saúde graves se deixada por tratar, em especial nos órgãos sexuais. A melhor forma de conhecer se sofre de clamídia é consultar o seu médico, para que seja feito um teste a esta condição.

TevaFabricado por:
Azitromicina

A azitromicina é um antibiótico altamente eficaz no tratamento da clamídia, do ureaplasma, da uretrite não-específica e do micoplasma. A azitromicina tem uma concentração elevada, o que significa que pode ser tomada como tratamento a curto-prazo, para eliminar a infecção em poucos dias.

Actavis LaboratóriosFabricado por:
Doxiciclina

A Doxiciclina é um antibiótico de largo espectro, o que significa que pode tratar várias infecções, incluindo a clamídia, o ureaplasma e a uretrite não-específica. A Doxiciclina está disponível numa dose mais baixa que os outros tratamentos, estando indicada para pessoas que não podem tomar medicamentos mais fortes, sem comprometer a sua eficácia. A Doxiciclicina pode tratar as DSTs rapidamente e com eficácia, com efeitos secundários mínimos.

Quais são as causas da clamídia?

A bactéria que causa a infecção denomina-se chlamydia trachomatis. Esta bactéria vive dentro da vagina ou do pénis e pode ser encontrada no sémen masculino ou nos fluídos vaginais dos indivíduos infectados. Pode ser transmitida por sexo desprotegido vaginal, oral e anal. Também pode estar em risco se partilhar brinquedos sexuais com alguém infectado. Terá maiores hipóteses de contrair esta DST se fizer sexo desprotegido ou tiver múltiplos parceiros sexuais.

Quais são os sintomas da clamídia?

Os sintomas da clamídia não são visíveis na maioria dos casos, motivo pelo qual é importante ser testado(a) no caso de ter tido sexo desprotegido. Contudo, existem alguns sintomas da clamídia que pode identificar.

Os homens podem experienciar corrimento no pénis e uma ligeira irritação na cabeça do pénis, enquanto que as mulheres com infecção podem experienciar cistite, alterações no corrimento vaginal e dor no baixo abdómen. Estes sintomas podem ser também causados por outras condições, pelo que é importante fazer testes no caso de aparecerem.

Outros sintomas da clamídia incluem:

  • Dor ao urinar
  • Dor testicular (homens)
  • Dor durante o sexo (mulheres)

Apesar de a clamídia poder não causar um desconforto imediato que obrigue ao tratamento, pode eventualmente causar danos à sua saúde reprodutiva, podendo causar desconforto e até levar à infertilidade. Estes são alguns dos efeitos secundários mais comuns associados à clamídia e que são frequentemente negligenciados por serem semelhantes a outras infecções mais gerais.

O que acontece se a clamídia não for tratada?

A clamídia não tratada pode levar a problemas de fertilidade a longo-prazo tanto para os homens como para as mulheres. Para as mulheres, uma complicação comum é a inflamação dos ovários, do útero e das trompas de Falópio, conhecida como doença inflamatória pélvica (DIP). Isto pode levar à infertilidade e a cicatrizes e tornar a mulher mais susceptível a outras infecções.

A clamídia não tratada nos homens pode levar à diminuição da produção de esperma, bem como à inflamação dos tubos por onde passa o esperma e dos testículos, para além de inchaço, vermelhidão e dor no escroto.

Que tratamentos para a clamídia estão disponíveis?

A clamídia pode ser facilmente tratada através de antibióticos. O tratamento mais frequentemente prescrito para a clamídia vaginal ou peniana é a Azitromicina numa dose única, sendo que devem ser tomados dois comprimidos de Azitromicina 500mg de uma só vez para perfazer a dose de 1000mg. No caso da clamídia ano-rectal, recomenda-se a Doxiciclina como tratamento de eleição. No caso de estarem presentes os dois tipos de infecção, ambos os medicamentos devem ser tomados simultaneamente.

Encomendar medicamentos de prescrição online

A clamídia é uma DST comum que afecta em especial os jovens. Por esta faixa etária ser frequentemente a mais exposta, a procura de aconselhamento médico nem sempre é fácil, permanecendo muitas vezes esta condição sem tratamento. O nosso serviço permite a avaliação da sua condição médica após o preenchimento de uma consulta online, para que seja recomendada a melhor hipótese de tratamento. Após a avaliação médica do questionário, será prescrita uma receita e enviada à farmácia para a entrega do tratamento na Europa no dia útil seguinte.