Colesterol Alto

O colesterol alto é uma condição que afecta aproximadamente 6% dos adultos. O colesterol elevado é diagnosticado quando uma pessoa tem níveis elevados de LDL (lipoproteína de baixa densidade), sendo esta considerada “mau” colesterol. Em geral, os homens têm níveis mais elevados de colesterol que as mulheres. O colesterol alto não é só por si uma doença, mas pode ser a causa de vários problemas cardiovasculares, incluindo a doença cardíaca. É frequente o caso de indivíduos que não sabem que têm níveis elevados de colesterol até se desenvolverem complicações.

É possível tratar e controlar o colesterol elevado, tanto por alterações ao seu estilo de vida em termos de dieta e exercício, como pela toma de medicamentos. Entre os medicamentos prescritos para a redução do colesterol, destacam-se as estatinas, como a Sinvastatina, o Lescol e o Crestor.

wockhardtFabricado por
Sinvastatina

A Sinvastatina, Zocor genérico, faz parte de um grupo de medicamentos conhecidos como estatinas, especialmente formulados para reduzir os níveis de colesterol no sangue. A Sinvastatina está clinicamente comprovada baixar eficazmente os níveis de LDL desde que tomada em conjunto com uma dieta saudável e exercício. A Sinvastatina pode baixar significativamente o seu risco de sofrer de aterosclerose, angina e doença cardíaca coronária.

AstraZenecaFabricado por
Crestor

O Crestor é um tratamento usado para baixar o colesterol e reduzir o risco associado de doença cardíaca coronária ou AVC. É um tipo de estatina capaz de reduzir o “mau” colesterol, bem como aumentar a produção de “bom” colesterol. Pode ser extremamente eficaz quando os pacientes alteram o seu estilo de vida, juntamente com a toma do medicamento.

PfizerFabricado por
Atorvastatina

A Atorvastatina, genérico do Zarator, é um medicamento de prescrição usado para tratar o colesterol elevado nas pessoas em risco de sofrerem complicações devido a esta condição. Para ajudar a diminuir as hipóteses de ataque cardíaco ou AVC, a maioria dos pacientes deve adoptar uma dieta saudável e fazer exercício físico regular, o que pode também ajudar a reduzir os níveis de “mau” colesterol e “aumentar” o bom colesterol.

SandozFabricado por
Fluvastatina

A Fluvastatina, genérico do Lescol, é um medicamento usado para reduzir o colesterol e é frequentemente prescrito a pacientes com elevados níveis de triglicéridos, que correm o risco de sofrer de ataque cardíaco ou AVC. Como com a maioria das estatinas, o medicamento apresenta-se na forma de comprimido, tomado diariamente e actua ao baixar o “mau” colesterol (LDL), aumentando também o “bom” colesterol (HDL).

TevaFabricado por
Pravastatina

A Pravastatina (genérico do Pravacol) é prescrita aos pacientes que sofrem de níveis elevados de colesterol. A maioria dos pacientes não sabe que sofre de colesterol alto, uma vez que existem poucos sintomas, porém, se deixado por tratar, pode causar complicações graves como doença cardíaca coronária ou AVC. Os medicamentos do tipo estatina, reduzem os níveis de colesterol de forma a evitar problemas de coração mais graves.

Merck Sharpe & DohmeFabricado por
Zocor

Os pacientes com colesterol elevado podem tomar Zocor como forma de baixar os seus níveis de lipoproteínas de baixa densidade (“mau colesterol”), o que pode causar complicações como hipertensão e AVC. Fazer alterações ao estilo de vida como uma dieta baixa em gordura e sal e fazer exercício físico regular, irá ajudar a tornar os medicamentos como o Zocor mais eficazes na redução do colesterol.

O que é o colesterol?

O colesterol é naturalmente produzido no corpo e é uma combinação de esteroides e lípidos (gordura). Em conjunto com os triglicéridos, o colesterol é um componente essencial à estrutura das células e está também envolvido na produção de energia e hormonas. Os níveis de colesterol no seu sangue dependem primariamente de como este é produzido no fígado, apesar de aquilo que come poder ser um factor contributivo.

Se os seus níveis de colesterol forem muito elevados, podem levar à obstrução e ao endurecimento das artérias, uma causa de doença cardíaca.

“Bom” e “mau” colesterol

Pode já ter ouvido as pessoas a referirem-se ao “bom” e “mau” colesterol. O “bom” colesterol refere-se às lipoproteínas de alta densidade (HDL), enquanto que as LDL são o “mau” colesterol. É bom ter níveis elevados de HDL por estas protegerem contra a aterosclerose. Níveis elevados de LDL contribuem para doenças de coração e circulatórias. Pode baixar os seus níveis de LDL ao consumir uma dieta baixa em gorduras em conjunto com tratamentos para o colesterol alto como a Sinvastatina. Pode aumentar os seus níveis de HDL com exercício.

Causas do colesterol elevado

Se comer alimentos ricos em gordura saturada irá aumentar os seus níveis de LDL. Estes alimentos incluem carnes vermelhas, queijo, banha de porco, manteiga, bolos, produtos de pastelaria, biscoitos e natas. As pessoas obesas e com excesso de peso têm frequentemente níveis mais elevados de LDL do que as pessoas com um peso saudável. Isto também se aplica às pessoas sedentárias.

Algumas condições médicas podem traduzir-se em níveis de LDL mais elevados, como a diabetes, tensão arterial elevada, hipotiroidismo, doença renal ou hepática. Se estas condições forem tratadas, os níveis de LDL reduzem-se geralmente. Também existe o caso de algumas pessoas estarem geneticamente predispostas a ter níveis mais elevados de colesterol, no caso de sofrerem de hipercolesterolémia. Esta condição afecta uma em cada 500 pessoas.

Quais são os riscos do colesterol elevado?

Os riscos de ter colesterol elevado incluem os problemas de saúde que este pode motivar, nomeadamente a aterosclerose (obstrução das artérias). Quando o colesterol elevado se deposita nas artérias, pode dificultar a passagem de oxigénio pelo sangue, tornando mais difícil a sua chegada ao coração, cérebro e resto do corpo. Estará também num risco maior de desenvolver doença cardíaca coronária e coágulos sanguíneos.

Como posso reduzir os meus níveis de colesterol?

Baixar os seus níveis de colesterol é possível ao alterar a sua dieta, tornando-a mais saudável e mais pobre em gorduras saturadas. Deve também fazer exercício de forma regular. Estas duas alterações ao estilo de vida irão ajudar a aumentar os níveis de “bom colesterol” no seu corpo.

Pode também beneficiar com o uso de estatinas como a Sinvastatina, Fluvastatina ou Crestor, clinicamente comprovados reduzir o colesterol. Estas apenas são prescritas no caso de ter feito as alterações ao estilo de vida mencionadas acima, mas com poucos efeitos. Também estão recomendadas se sofrer de doença cardiovascular.

Encomendar medicamentos de prescrição online

O colesterol é uma doença com consequências muito negativas na saúde cardiovascular, pelo que a procura de ajuda médica é fundamental para que os seus níveis sejam reduzidos. Para que possa ver a sua condição controlada, recomenda-se que monitorize os seus níveis de colesterol com o seu médico assistente regularmente. O nosso serviço clínico permite que receba tratamento para a sua condição, pelo que requeremos o preenchimento de um formulário médico com questões sobre a sua saúde geral e sobre esta doença. Os seus dados serão avaliados pela nossa equipa médica, de forma a garantir que recebe a opção de tratamento mais adequada. Após a avaliação médica será prescrita uma receita para o envio do medicamento pela farmácia.