Herpes

O herpes é o nome dado ao conjunto de vírus DNA altamente contagiosos, responsáveis pelo herpes genital, herpes labial e zona. A infecção de herpes permanece geralmente no sistema uma vez contraída e pode causar várias infecções durante a vida. O vírus tende a permanecer adormecido nas células nervosas do corpo durante muitos anos e pode ocasionalmente tornar-se activo outra vez, causando sintomas dolorosos e desconforto.

As infecções de herpes labial e genital são causadas pelo vírus do herpes simplex, enquanto que a zona é causada pelo vírus do herpes zóster. Nenhum dos vírus pode ser completamente curado, porém existem tratamentos antivirais que podem ser usados para ajudar o corpo a combater a infecção e a colocar o vírus num estado de latência. Os tratamentos para o herpes mais comuns são o Aciclovir, o Famvir e o Valtrex. Estes podem ajudar a reduzir a severidade e a dor dos surtos, acelerando o processo de recuperação.

Actavis LaboratóriosFabricado por
Aciclovir

O Aciclovir é frequentemente prescrito na primeira vez que experienciar um surto de herpes genital e é também eficaz como tratamento preventivo para reduzir a regularidade dos surtos dolorosos. O Aciclovir pode reduzir drasticamente a dor e a duração do herpes labial ou da zona, desde que tomado assim que os primeiros sintomas aparecerem.

GlaxoSmithKlineFabricado por
Valtrex

O Valtrex pode tratar os surtos de herpes labial, herpes genital e zona, rápida e eficazmente. Fornece um alívio sintomático dos surtos do vírus do herpes em apenas 24 horas. O Valtrex tem sido provado eliminar o herpes genital em apenas cinco dias e reduzir a disseminação das erupções de zona. O herpes labial pode ser curado rapidamente e tornar-se menos doloroso após um dia de tratamento.

Famvir Famciclovir OriginalFabricado por
Famvir

O Famvir é um medicamento antiviral que impede os surtos de herpes genital em 24 horas e trata o herpes labial eficazmente numa dose única. É um dos poucos tratamentos que pode ajudar na dor nervosa severa associada aos surtos de zona e pode ajudar no tempo de recuperação. O Famvir é também um dos tratamentos de eleição para tratar os surtos de herpes em pacientes com mais de 50 anos.

Vírus do Herpes

Como funciona o vírus

Herpes genital

O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível muito comum, causada primeiramente pelos vírus do herpes tipo 2 (HSV-2). Este vírus pode esporadicamente causar surtos de sintomas dolorosos de herpes genital, que incluem vesículas com líquido, úlceras e feridas vermelhas nos genitais e em torno destes, coxas, nádegas e ânus. Pode ser facilmente transmitido de uma pessoa para a outra, pelo contacto directo com a pessoa que apresenta sintomas activos de herpes genital. Porém, pode também ser transmitido pelo contacto sexual, mesmo que a infecção não se apresente visível.

Estima-se que 80% das pessoas com infecção de herpes genital não sabem que estão infectadas pelo vírus. Algumas pessoas podem experienciar sintomas imediatamente e continuar a sofrer de surtos regulares durante o primeiro ano após o contacto com o vírus.

Para mais informações consulte a página do herpes genital.

Herpes labial

O herpes labial é muito comum e caracteriza-se pela presença de vesículas com líquido em torno da boca. Esta infecção é causada pelo vírus do herpes simplex tipo 1 (HSV-1), sendo contraído pela maioria das pessoas durante a infância, pelo contacto com pessoas com sintomas activos. É pouco provável que apresente sintomas durante a infância, sendo que a maioria das pessoas começa a ter surtos quando chega à puberdade. É também possível contrair o vírus na idade adulta, pelo contacto com uma pessoa infectada. Apesar de os beijos serem a forma de transmissão mais comum, usar a escova de dentes ou a lâmina de barbear de outra pessoa, também pode aumentar o risco de infecção.

Os adultos infectados apresentam sintomas algumas semanas após a transmissão do vírus. Sem tratamento, o herpes labial pode levar até duas semanas a curar e a desaparecer completamente. O vírus afecta as pessoas de maneira diferente, sendo que algumas pessoas podem ser mais susceptíveis a surtos que outras.

Se quiser mais informações sobre esta infecção, visite a página do herpes labial.

Herpes Zóster ou Zona

A zona consiste numa erupção cutânea dolorosa que aparece por vezes nas pessoas infectadas pelo vírus do herpes zóster, o vírus responsável pela varicela. As pessoas com varicela podem por vezes desenvolver zona no futuro. Normalmente, o vírus permanece adormecido durante anos, após o desaparecimento dos sintomas de varicela e torna-se novamente activo nas células nervosas do corpo, causando erupções cutâneas dolorosas.

Nem todas as pessoas com varicela irão desenvolver zona, pelo que não é conhecido o motivo porque algumas pessoas a desenvolvem e outras não. Ao contrário do herpes genital e do herpes labial, a zona não é contagiosa, porém, uma pessoa que não teve varicela no passado, pode desenvolver a infecção se entrar em contacto com uma pessoa com a infecção activa.

Visite a nossa página sobre a zona para saber mais sobre a condição.

Que tratamentos para o herpes existem?

A única forma de tratar o herpes é usar um tratamento antiviral para forçar a infecção a entrar em estado de latência. Os tratamentos mais usados para o herpes são o Aciclovir, o Famvir e o Valtrex. Cada um destes tratamentos pode ser usado para tratar o herpes genital, o herpes labial e a zona, porém, a dose pode variar dependendo da condição que quer tratar.

A infecção de herpes deve ser tratada assim que notar os primeiros sintomas, pelo que a euroClinix dispõe da entrega no dia seguinte na Europa para todos os medicamentos contra o vírus do herpes.