Hipertensão

Controlar a Tensão Arterial Alta

A hipertensão arterial é uma condição médica que leva a que o coração se esforce mais que o normal, sendo também conhecida como tensão arterial alta. A tensão alta pode colocar uma pressão elevada nas suas artérias, levando a que muitas pessoas desenvolvam mais tarde problemas de coração. A hipertensão também aumenta significativamente o risco de AVC. É conhecida como “assassino silencioso” porque geralmente não demonstra sintomas e requer uma monitorização regular da tensão arterial para fins de diagnóstico.

Apesar de a hipertensão poder ser um perigo para a sua saúde, é uma condição de saúde tratável. Os tratamentos para a tensão arterial elevada envolvem normalmente alterações ao estilo de vida, uma dieta equilibrada e exercício regular, em conjunto com os medicamentos de prescrição.

Bristol LaboratoriesFabricado por
Ramipril

O Ramipril é um tratamento do tipo IECA, que reduz a tensão arterial ao inibir os componentes naturais que levam à contracção dos vasos sanguíneos e colocam pressão no coração. O Ramipril apenas tem de ser tomado uma vez por dia para que seja um tratamento eficaz para as pessoas em risco de problemas cardiovasculares.

Bristol LaboratoriesFabricado por
Amlodipina

A Amlopdipina não só actua na redução da tensão arterial como ajuda a reduzir o colesterol e a evitar a angina, pelo que é um tratamento muito popular. A Amlodipina actua como um bloqueador dos canais de cálcio, inibindo a passagem do cálcio para as células musculares das artérias. Isto permite a dilatação das artérias, permitindo ao sangue circular mais livremente e por isso diminuindo o esforço do coração.

Bristol LaboratoriesFabricado por
Lisinopril

O Lisinopril actua como um IECA para reduzir a tensão arterial no corpo, sendo particularmente útil se estiver em risco de ataque cardíaco ou AVC. Tem sido comprovado melhorar a taxa de sobrevivência após o ataque cardíaco em pacientes com falência cardíaca. O Lisinopril apenas tem de ser tomado uma vez por dia para controlar a tensão arterial elevada.

TevaFabricado por
Bendroflumetiazida
Bendroflumetiazida é um tipo de medicamento também conhecido como diurético tiazida ou comprimido de água e é um tratamento eficaz para a tensão arterial alta porque pode tratar a retenção de água.

Como posso saber se tenho tensão arterial alta?

Muitas pessoas com tensão arterial elevada não sabe que sofre deste problema, porque tal como o colesterol elevado, raramente demonstra sintomas. A única forma de saber se sofre de tensão arterial elevada é esta ser diagnosticada por um médico após a monitorização da sua tensão arterial durante algum tempo.

Quando o seu médico fizer um teste à sua tensão arterial, irá medir a pressão exercida nas paredes das artérias. Se esta for constantemente elevada, pode ser-lhe diagnosticada tensão alta.

A sua tensão arterial consiste em dois valores: a tensão sistólica (tensão máxima em cada batimento cardíaco) e a tensão diastólica (valor mínimo em cada batimento cardíaco).

tensão diastólica e sistólica

Quais as causas da hipertensão?

Compreender as causas da tensão arterial elevada e os factores de risco, pode ajudar a saber se o desenvolvimento do problema é motivo de preocupação. A tensão arterial elevada é geralmente diagnosticada como sendo uma de dois tipos: primária ou secundária.

Existem dois tipos de tensão arterial elevada, a primária e a secundária, definidas pelas causas desta condição. A hipertensão primária não tem causas específicas. Porém, existem muitos factores de risco que podem aumentar a hipóteses de sofrer deste problema, incluindo factores hereditários, uma dieta pouco saudável, falta de exercício, stress ou abuso de álcool. A hipertensão secundária resulta geralmente de um problema de saúde, da toma de um medicamento ou condições hormonais.

Outras causas da tensão arterial secundária incluem problemas de saúde como a diabetes, a doença renal e as desordens hormonais como o síndrome de Cushing. Também se pensa que os medicamentos podem ser uma das causas subjacentes da hipertensão, desde os anti-inflamatórios de venda livre como o ibuprofeno aos contraceptivos como a pílula. Outras causas de tensão arterial elevada podem também incluir o uso de drogas recreativas, alguns medicamentos naturais e suplementos.

Hipertensão

Quais os sintomas da hipertensão?

A hipertensão raramente leva a sintomas até que cause outros problemas de saúde, pelo que nem sempre é possível saber se está em risco ou não. Por este motivo, é importante consultar o seu médico regularmente e ver a sua tensão monitorizada, para que esta condição seja diagnosticada e tratada convenientemente. Em algumas circunstâncias extremamente raras (por exemplo se a tensão arterial de uma pessoa for extremamente elevada), a hipertensão pode causar dores de cabeça, visão turva, falta de ar, hemorragias nasais e até disfunção sexual feminina (DSF).

Pode afectar os dois sexos da mesma forma, uma vez que não é considerado haverem quaisquer diferenças notáveis na ocorrência de sintomas de tensão arterial elevada em homens e mulheres.

Como pode a tensão arterial elevada afectar a sua saúde?

A tensão alta, se deixada por tratar, pode aumentar o risco de desenvolver problemas cardíacos, AVC, aneurismas e coágulos sanguíneos, todos potencialmente fatais. As mulheres perfeitamente saudáveis também podem desenvolver tensão arterial elevada durante a gravidez, uma condição conhecida como hipertensão induzida pela gravidez. Este problema pode levar à pré-eclampsia, uma condição extremamente grave que pode causar várias complicações.

Hipertensão maligna (acelerada)

A hipertensão maligna é muito rara, mas pode ocorrer se a tensão arterial elevada não for tratada. Esta emergência hipertensiva pode levar a danos nos órgãos e requere tratamento médico imediato. Várias complicações médicas podem resultar da hipertensão maligna incluindo o ataque cardíaco, o AVC, a falência cardíaca, o edema pulmonar, a encefalopatia e o aneurisma.

sintomas da hipertensão maligna

Se não existem sintomas da tensão arterial elevada, como posso saber que a tenho?

Existe apenas uma forma de se certificar que é hipertenso ou não, monitorizar a sua tensão arterial regularmente. É aconselhado que seja monitorizado pelo seu médico, mas é também possível comprar aparelhos medidores da tensão arterial para usar em casa. Os aparelhos para uso doméstico podem limitar o risco dos resultados serem afectados pelo “síndrome da bata branca”, o que significa que a sua tensão arterial aumenta devido ao stress do ambiente clínico, distorcendo os resultados. Especialistas aconselham a que as pessoas vejam a sua tensão arterial testada pelo menos uma vez em cada cinco anos.

Como posso reduzir as minhas hipóteses de desenvolver tensão arterial elevada?

frutos e vegetais
  • Faça exercício regular
  • Modere o consumo de álcool
  • Não fume
  • Mantenha um peso saudável
  • Diminua a quantidade de sal e de gordura na comida que consome

Uma dieta saudável não significa apenas limitar a quantidade de alimentos ricos em calorias que consome. Deve também ter em conta o consumo de sal e certificar-se de que cosome muita fruta e vegetais. Consuma alimentos ricos em fibras como arroz e pão integral. O exercício regular ajuda a manter os seus vasos sanguíneos e o seu coração saudáveis. Certifique-se de que não bebe mais álcool do que o recomendado, que consiste em três a quatro unidades por dia para os homens e duas a três unidades por dia para as mulheres. Beber álcool em excesso pode, ao longo do tempo, ter efeitos nos seus níveis de tensão arterial. Fumar está relacionado com várias condições de saúde, mas no caso da tensão arterial é sabido que estreita as suas artérias, o que aumenta a pressão nos vasos sanguíneos e coração.

Que tratamentos para a tensão arterial elevada estão disponíveis?

O tipo de tratamento para a hipertensão de que precisa depende do quão elevada é a sua tensão e qual o risco que esta representa para a sua saúde. O tratamento pode incluir alterações ao estilo de vida ou medicamentos de prescrição.

Os medicamentos de prescrição podem incluir a Amlodipina, o Lisinopril e o Ramipril. Estes actuam na redução da sua tensão ao dilatarem os vasos sanguíneos, permitindo o livre fluxo sanguíneo pelo corpo, o que significa que o seu coração não tem de se esforçar tanto.

Encomendar medicamentos de prescrição online

A euroClinix dispõe de uma forma segura e cómoda para encomendar os seus tratamentos para a tensão arterial online ao preencher uma breve consulta com os seus dados médicos. Assim que a sua prescrição for aprovada, será enviada à nossa farmácia para que um farmacêutico avie o seu tratamento para entrega no dia seguinte na Europa.