Malária

A malária ou paludismo é considerada uma das doenças mais perigosas no mundo e um dos maiores riscos para os viajantes no estrangeiro, infectando e matando milhões de pessoas todos os anos. Se planeia viajar para uma área onde a malária é endémica, é essencial que tome todas as precauções necessárias para se proteger contra a doença. Existem vários tratamentos antimaláricos disponíveis, variando de acordo com a dose e com o factor de risco da área que irá visitar.

Se planeia viajar para o estrangeiro e o país de destino é um país de risco para a malária, deve informar-se sobre como prevenir esta condição e reduzir o risco de picada e de contágio.

AstraZenecaFabricado por
Paludrine/Avloclor

O Paludrine/Avloclor oferece uma dupla protecção contra os parasitas que não desenvolveram imunidade ao princípio activo cloroquina. É geralmente prescrito a pessoas que viajam para áreas de baixo risco, onde o parasita de alto risco não está presente. O Paludrine/Avloclor é um medicamento ligeiro, o que significa que o risco de efeitos secundários é reduzido.

GlaxoSmithKlineFabricado por
Malarone

O Malarone contém atovaquona e proguanilo e é um tratamento antimalárico combinado. É tomado uma vez por dia, fornecendo protecção contra todas as formas do parasita da malária, mesmo aqueles resistentes à cloroquina. O tratamento com Malarone tem uma duração menor e menos efeitos secundários.

ActavisFabricado por
Doxiciclina Malária

A Doxiciclina é um antibiótico antimalárico que é geralmente prescrito quando os viajantes se encontram a visitar áreas do mundo onde o parasita da malária é imune à cloroquina, o princípio activo dos tratamentos antimaláricos mais antigos como o Paludrine/Avloclor. Oferece protecção eficaz contra as quatro variedades de parasitas da malária.

Quais são as causas da malária?

A malária é causada pelo parasita plasmodium, transmitido pelo mosquito anopheles fêmea. Quando este mosquito morde uma pessoa infectada, contrai o parasita e transmite-o à pessoa que morder posteriormente. Assim que estiver na corrente sanguínea, o parasita encaminha-se para o fígado e invade os glóbulos vermelhos, onde se multiplica. Os glóbulos vermelhos rebentam, libertando vários parasitas no corpo. Isto ocorre geralmente em ciclos de 48-72 horas, causando febre, suores e arrepios.

A que sintomas tem de prestar atenção?

Os sintomas da malária mais comuns são semelhantes aos sintomas de gripe. Incluem febre elevada (38ºC ou mais), dores musculares, diarreia, dores de cabeça, suores, arrepios e tosse. Como irá perder glóbulos vermelhos, pode experienciar anemia e icterícia.

O parasita plasmodium falciparum, o parasita mais perigoso da malária, pode causar sintomas mais graves como convulsões, falência renal e até coma.

Os sintomas da malária podem aparecer 15 dias após a picada, mas em alguns casos, podem demorar até um ano a desenvolverem-se.

Onde corro maior risco?

Como o mosquito anopheles fêmea transmite os parasitas da malária, corre maior risco em climas húmidos e quentes onde o mosquito vive. As áreas de risco elevadas incluem o Norte de África, a África Subsariana, o Médio Oriente, as Caraíbas, a América Central e do Sul, a Papua Nova-Guiné e as Ilhas Salomão.

Como me posso proteger contra a malária?

É essencial que comece o seu ciclo de tratamento preventivo antes de viajar para a área de risco elevado. Pode também proteger-se contra as mordidas do mosquito ao aplicar cremes repelentes. Alguns protectores solares contém actualmente substâncias que previnem as mordidas de insectos. É também aconselhado que use uma rede mosquiteira que tenha sido tratada com inseticida para evitar os mosquitos à noite, quando estes estão mais activos.

Encomendar medicamentos de prescrição online

Para que seja avaliada a sua condição terá de completar uma consulta online, que será revista por um dos nossos médicos. O médico irá então confirmar que o tratamento é eficaz e seguro para si e para o seu destino de viagem, sendo este prescrito. Esta prescrição será enviada à nossa farmácia, que enviará o medicamento para si, para entrega no dia seguinte, completamente grátis em toda a Europa.