Micoplasma

Eliminar a Infeção por Micoplasma

O micoplasma é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria mycoplasma genitalium. Por ser uma DST recentemente descoberta, pode ser difícil de diagnosticar, uma vez que tem sintomas semelhantes à gonorreia e à clamídia, podendo ocorrer em conjunto com outras DSTs. Muitas mulheres que sofrem de vaginose bacteriana sofrem também de micoplasma. Esta infecção é considerada uma das causas principais de uretrite não-específica nos homens. Se deixada por tratar, a infecção pode levar a cervicite nas mulheres e a uretrite ou infertilidade em ambos os sexos. O micoplasma é facilmente tratável com antibióticos como a Azitromicina.

TevaFabricado por:
Azitromicina

A azitromicina é um antibiótico altamente eficaz no tratamento da clamídia, do ureaplasma, da uretrite não-específica e do micoplasma. A azitromicina tem uma concentração elevada, o que significa que pode ser tomada como tratamento a curto-prazo, para eliminar a infecção em poucos dias.

Actavis LaboratóriosFabricado por:
Doxiciclina

A Doxiciclina é um antibiótico de largo espectro, o que significa que pode tratar várias infecções, incluindo a clamídia, o ureaplasma e a uretrite não-específica. A Doxiciclina está disponível numa dose mais baixa que os outros tratamentos, estando indicada para pessoas que não podem tomar medicamentos mais fortes, sem comprometer a sua eficácia. A Doxiciclicina pode tratar as DSTs rapidamente e com eficácia, com efeitos secundários mínimos.

O que causa o micoplasma?

O micoplasma é transmitido por contacto sexual. Se tiver sexo desprotegido vaginal, anal ou oral, estará a colocar-se em risco de contrair esta infecção, para além de outras DSTs. O organismo que causa esta infecção é transmitido durante as relações sexuais e adere à superfície dos órgãos do tracto genital, atacando os tecidos do hospedeiro.

Quais são os sintomas do micoplasma genital?

Esta infecção é assintomática, o que significa que a grande maioria das pessoas infectadas não terá quaisquer sintomas de infecção por micoplasma. Este facto, torna ainda mais importante fazer testes regulares a DSTs de forma a assegurar que não está infectado(a).

Se ocorrerem sintomas do micoplasma, estes geralmente traduzem-se em uretrite, corrimento uretral e dor ao urinar nos homens. A inflamação da uretra é o sintoma mais comum nos homens.

As mulheres podem notar comichão vaginal, dor durante o sexo e ao urinar.

Quais são os riscos associados a esta doença?

A infecção por micoplasma pode ser perigosa por ser assintomática, sendo normal as pessoas desconhecerem que estão infectadas durante algum tempo. O micoplasma não tratado pode levar a complicações de saúde graves a longo prazo, pelo que é importante fazer testes a DSTs se teve sexo desprotegido.

Os homens podem experienciar epididimite e prostatite, enquanto as mulheres correm o risco de cervicite, gravidez ectópica, uretrite e doença inflamatória pélvica. Tanto os homens como as mulheres correm o risco de infertilidade e de dor pélvica a longo-prazo.

Que tratamentos estão disponíveis?

O tratamento mais eficaz para o micoplasma é o antibiótico Azitromicina. Para que este antibiótico seja mais eficaz, deve tomar dois comprimidos de 500mg numa dose única, levando a infecção cerca de uma semana a ser tratada (eliminada).

Encomendar medicamentos de prescrição online

O micoplasma ocorre muitas vezes sem sintomas, porém, se deixado por tratar pode levar a complicações mais graves, pelo que a avaliação médica é essencial. O nosso serviço clínico de confiança e transparente, permite a avaliação da sua condição pelos nossos médicos. Requeremos em todos os tratamentos o preenchimento de um questionário, para que os nossos médicos possam garantir a adequação do tratamento ou sugerir outro que seja mais apropriado. Após a avaliação médica o medicamento será enviado para entrega pela farmácia, para que o possa receber no dia útil seguinte.