Saúde do Viajante

Evitar Problemas de Saúde Durante as Viagens

Cada vez mais pessoas escolhem viajar para locais exóticos à medida que se torna mais fácil e conveniente fazê-lo. Contudo, é importante manter-se saudável enquanto viaja para o estrangeiro, especialmente para certas partes do mundo. Alguns dos perigos mais comuns para a sua saúde incluem a malária, a diarreia, o enjoo de altitude, o jet-lag e o cinetose.

Na euroClinix pode encontrar aconselhamento sobre a saúde do viajante e medicamentos para ajudar a preparar as suas viagens. Estão disponíveis vários antimaláricos como a Doxiciclina, o Malarone e o Paludrine/Avloclor, para assegurar o mais alto nível de protecção contra esta doença mortal. O Pacote de diarreia contém medicamentos e tratamentos para aliviar os sintomas e tratar a doença. Para ajudar a prevenir o enjoo de altitude, existe o Diamox e se está preocupado(a) em sofrer de jet-lag, existe um tratamento disponível para ajudar a tratar os sintomas. Para evitar ter a sua viagem estragada devido à cinetose, também conhecida como enjoo de viagem, saiba que existem tratamentos anti-enjoo como o Avomine, o Scopoderm e o Kwells que reduzem os sintomas desconfortáveis.

Tratamento da Malária

A malária é considerada uma das doenças mais perigosas do mundo e é um dos maiores riscos que os viajantes podem correr no estrangeiro, infectando e matando milhões de pessoas por ano. Se está a planear viajar para uma área onde a malária é endémica, é essencial que tome as precauções necessárias para se proteger contra a doença.

Diarreia do Viajante

A diarreia é uma das condições mais comum dos viajantes, afectando cerca de 60% dos viajantes em todo o mundo. Esta doença não é geralmente grave nem coloca em risco a saúde, mas os sintomas podem ser desconfortáveis e desagradáveis e causar desidratação.

Enjoo de Altitude

O enjoo de altitude é uma condição muito grave que se desenvolve quando uma pessoa atinge altitudes elevadas muito rapidamente. Algumas pessoas podem ser mais sensíveis à altitude que outras, mas é geralmente importante aclimatizar para evitar que os pulmões e o coração trabalhem para compensar as alterações de altitude.

Jet Lag

O jet-lag pode afectar pessoas de qualquer idade ou género e acontece por o corpo ter dificuldades em se adaptar a diferentes fusos horários. Não é uma condição grave mas pode ser desconfortável, especialmente se viajou por diferentes fusos horários.

Tratamentos: Circadin
Cinetose

A cinetose ou enjoo de viagem pode desenvolver-se como resultado de uma viagem de barco, carro, comboio e avião, e apesar de não ser grave, pode causar sintomas inconvenientes que podem tornar a sua viagem muito incómoda. Os sintomas geralmente ocorrem como resultado de sinais que estimulam o centro da náusea no cérebro.

Tratamentos: Avomine Scopoderm Kwells

O que é a malária?

A malária é uma das doenças mais perigosas no mundo e um risco para as pessoas que viajam para determinadas áreas do mundo. Se está a planear viajar para uma área de risco de malária, é necessário que tome as devidas precauções para se proteger. Com vários antimaláricos disponíveis, deve encontrar o tratamento mais indicado para si, dependendo da sua condição médica e do seu destino.

A doença é causada por um dos quatro tipos de parasita plamodium. O mais comum é o plasmodium falciparum e os restantes três são o plasmodium ovale, o plasmodium malariae e o plasmodium vivax. O mosquito anofeles fêmea transporta o parasita e pode transmiti-lo quando morde as pessoas. Uma vez na corrente sanguínea, o parasita invade as células vermelhas do sangue e multiplica-se, levando a sua destruição e à libertação de vários parasitas no corpo. Nos casos mais graves, esta transmissão pode resultar na morte.

Os sintomas precoces de malária apresentam-se semelhantes aos do vírus da gripe, motivo pelo qual as pessoas infectadas na estão imediatamente a par da sua situação. A malária é geralmente curável, mas é bem melhor prevenir a doença do que esperar que esta ocorra.

O que é a diarreia?

Vários turistas experienciam o desconforto da diarreia todos os anos, normalmente na primeira quinzena das suas férias, tornando-a uma preocupação de saúde. A diarreia ocorre frequentemente em áreas do mundo onde os padrões sanitários e de higiene são mais baixos relativamente aos do viajante, apesar de poder também afectar pessoas cujos corpos são sensíveis às bactérias de um novo meio. Isto é mais comum se o país que se encontra a visitar for mais quente do que o seu.

A diarreia é uma condição desagradável mas não deve durar muito. Com tratamento, pode esperar recuperar após três a cinco dias. Recomendam-se medicamentos para ajudar o seu corpo a reidratar, após perder importantes sais e minerais (electrólitos) durante a diarreia. Não existe vacina para prevenir a diarreia, mas esta é facilmente tratável se ocorrer. Para se proteger, é aconselhável que beba água limpa e consuma alimentos que tenham sido manuseados com os devidos cuidados de higiene.

O que é o enjoo de altitude?

O enjoo de altitude é o nome dado aos sintomas que ocorrem nas pessoas que se deslocam a altitudes elevadas como uma montanha, para escalar ou esquiar. É causado por uma alteração da pressão atmosférica em altitudes superiores a 2500m acima do nível do mar, limitando o aporte de oxigénio ao cérebro e aos músculos.

A maioria das pessoas acha que o enjoo de altitude apenas causa sintomas desconfortáveis como tonturas e dores de cabeça, mas se deixada por tratar, pode levar a problemas de saúde graves que podem levar à hospitalização ou até à morte.

O Diamox é um tratamento que pode ser usado para prevenir o enjoo de altitude em conjunto com medidas de precaução, como permitir que o corpo sofra aclimatização durante a subida e descansar casos os sintomas apareçam.

O que é o jet-lag?

O jet-lag é uma condição que afecta as pessoas quando viajam por fusos horários diferentes, levando a que o corpo se confunda pela disparidade entre o seu relógio biológico e o fuso horário actual, indicando uma altura diferente do dia. Isto pode causar vários sintomas desconfortáveis como letargia, insónia ou desorientação.

Os sintomas do jet-lag podem persistir durante as férias, o que pode ser bastante frustrante, particularmente se vai para fora durante um curto espaço de tempo. É por este motivo que dispomos do medicamento Circadin, com a hormona natural melatonina, para que restabeleça o seu padrão de sono.

O que é a cinetose?

A cinetose ocorre quando os olhos captam movimento durante a viagem, mas o ouvido interno envia mensagens contraditórias ao cérebro, uma vez que não identifica movimento por o corpo estar parado. Isto pode causar sintomas como náusea, vómitos, tonturas e sonolência.

De forma a evitar estes sintomas desagradáveis ao viajar por avião, carro, barco ou comboio, existe uma selecção de tratamentos na forma de adesivos e comprimidos, que podem ser utilizados para evitar a cinetose. Se o(a) preocupa sofrer de enjoo na sua viagem, pode consultar mais informação sobre o Kwells, o Scopoderm ou o Avomine.

Encomendar medicamentos de prescrição online

Preparar a sua viagem com antecedência e com a ajuda médica necessária é fundamental para que esta corra da melhor forma. Dispor de um serviço médico cómodo e rápido pode ser uma mais-valia quando procura tratamento para as condições de saúde mais comuns nas viagens. A nossa clínica conta com a experiência de vários médicos que garantem a adequação do tratamento a cada paciente. Como tal, requeremos o preenchimento de uma consulta online, na qual terá de facultar informações sobre o seu estado de saúde geral e em particular sobre a condição que deseja tratar. Após a aprovação médica será prescrita uma receita no caso de o medicamento ser o mais indicado e enviada à farmácia para entrega do medicamento no dia útil seguinte.