wockhardt

Sinvastatina

Sinvastatina é um medicamento de prescrição médica eficaz para o tratamento do colesterol elevado.

É um tipo de estatina que diminui os níveis de colesterol no sangue e reduz o risco de desenvolvimento de problemas cardiovasculares.

  • Reduz a produção de “mau” colesterol
  • Genérico do Zocor
  • Disponível em doses de 10mg, 20mg, 40mg e 80mg
  • Apoio ao Paciente em Português
  • Farmácia registada na União Europeia
  • Consulta Online para prescrição médica
  • Entrega Grátis
    em 24 horas
Sinvastatina Perguntas & Info

Quais são as vantagens?

Quando tomada em conjunto com uma dieta saudável e exercício, os comprimidos de Sinvastatina podem reduzir eficazmente os níveis de LDL no sangue, quer os níveis de colesterol alto sejam causados por factores genéticos ou por factores inerentes ao estilo de vida. Quando os níveis de “mau” colesterol são reduzidos, o risco de desenvolver problemas cardiovasculares como doença cardíaca, aterosclerose e angina são significativamente reduzidos.

A evidência sugere também que os comprimidos de Sinvastatina (Zocor genérico) permitem reduzir o risco de ataques cardíacos e AVC em pacientes com diabetes e doença cardíaca coronária.

Como funciona?

Este medicamento baixa o colesterol ao inibir a enzima HMG-CoA, presente no fígado e é responsável por controlar a taxa de produção de colesterol pelo corpo. Quando esta enzima é bloqueada, o fígado produz menos colesterol. Para além disto, a Sinvastatina melhora a capacidade do fígado absorver as LDL a partir do sangue, o que reduz os níveis de colesterol do sangue.

Este medicamento também aumenta os níveis de HDL (lipoproteínas de alta densidade), conhecidas como “bom” colesterol. Os níveis de triglicéridos, outro tipo de gordura, também são reduzidos no corpo.

Como tomar Sinvastatina?

A Sinvastatina está disponível nas doses de: 10mg, 20mg, 40mg e 80mg. A maioria das pessoas começa este medicamento com a dose mais baixa, apesar de esta ser decidida pelo seu médico e se basear na sua condição clinica. Deve tomar este medicamento tal como prescrito para assegurar a segurança e eficácia do tratamento.

O medicamento será geralmente tomado uma vez por dia, à noite. Enquanto estiver a tomar os comprimidos de Sinvastatina, deve submeter-se a análises de sangue regulares, para assegurar que o medicamento está a ser eficaz na redução do colesterol.

Quem pode tomar Sinvastatina?

Os comprimidos de Sinvastatina estão indicados para pessoas que têm colesterol elevado e correm o risco de doença cardíaca. Como se trata de um medicamento de prescrição, não está recomendado a todas as pessoas. É importante indicar qualquer condição médica de que sofra ou medicamentos que esteja a tomar aquando da sua consulta para a prescrição de Sinvastatina.

Pode não estar recomendada se estiver grávida ou a amamentar, a preparar-se para uma cirurgia ou se consumir bebidas alcoólicas frequentemente. Deve tomar precauções se sofrer de problemas de coração, problemas de rins ou de fígado, diabetes, hipotiroidismo ou convulsões. Se tiver historial de AVC ou ataque cardíaco ou se a sua família tiver historial de hipercolesterolémia, este medicamento pode não estar indicado para si.

Existem efeitos secundários?

Apesar de a Sinvastatina ser considerada um medicamento seguro, é um medicamento de prescrição, pelo que lhe está inerente o risco de efeitos secundários. Se estes ocorrerem, o seu carácter será ligeiro e temporário. Estes podem incluir dor muscular ligeira ou nas articulações, náusea, obstipação, dores de cabeça, erupções cutâneas, dor no estômago ou sintomas de gripe como garganta inchada e nariz entupido.

Neurológicos

É bastante comum experienciar dores de cabeça ligeiras ou tonturas depois de tomar Sinvastatina. Alterações de comportamento, perda de memória ou distúrbios do sono são bastante mais raros e deve ser discutidos com um médico caso ocorram.

Gástricos

Os problemas de estômago são um efeito secundário comum da Sinvastatina. Estes podem ocorrer como mal-estar geral, dor abdominal, obstipação ou náusea.

Pele

Rashes cutâneos e comichão podem ocorrer apesar de não serem muito comuns.

Musculares

Dores musculares, fraqueza, sensibilidade ou cãibras não são comuns, mas podem ser a indicação de dano muscular e como tal devem ser relatadas a um médico caso ocorram.

Efeitos secundários da Sinvastatina

Clique na área pertinente do corpo para saber como esta pode ser afectada pela Sinvastatina

Efeitos secundários mais graves da Sinvastatina

Existem pessoas que têm relatado danos musculares como resultado da toma de Sinvastatina, apesar de estes serem extremamente improváveis. Deve procurar ajuda se começar a desenvolver perturbações do sono, perda de memória, depressão ou problemas respiratórios, uma vez que estes efeitos secundários podem desenvolver paralelamente efeitos que indicam o dano muscular.

Efeitos secundários mais graves são muito raros e requerem ajuda médica urgente caso ocorram. Estes também podem incluir dor muscular grave, fraqueza ou sensibilidade, dor ou sensação de ardor ao urinar, reacção alérgica caracterizada por urticária, inchaço da garganta, lábios, cara ou língua, dificuldade em respirar, icterícia, olhos amarelados e dor abdominal severa.

Se experienciar efeitos secundários que se assemelhem a uma reacção alérgica, deve também procurar aconselhamento e ajuda médicos imediatamente.

Como podem estes efeitos secundários da Sinvastatina ser evitados?

Há grupos específicos de pessoas que não podem usar Sinvastatina uma vez que estão mais predispostos a sofrer os seus efeitos secundários ou efeitos negativos na sua saúde. Se tem problemas renais, tem mais de 70 anos, aguarda cirurgia, consome quantidades excessivas de álcool regularmente ou tem história familiar de desordens musculares, pode ter de ajustar a forma de toma deste medicamento para evitar os efeitos secundários da Sinvastatina.

Existem também medicamentos que podem interagir com a Sinvastatina e aumentar o risco de efeitos secundários, estes são: alguns antidepressivos, alguns medicamentos para o VIH, eritromicina ou medicamentos antifúngicos.

Posso comprar Sinvastatina na euroClinix?

Na euroClinix pode fazer um pedido para a aquisição deste medicamento, o que não obriga à prescrição do mesmo por parte da nossa equipa médica se este não estiver indicado. O primeiro passo é completar uma breve consulta online. Esta consulta desenvolvida pela nossa equipa médica experiente é importante para determinar se o medicamento se adequa a si, pelo que será revista por um médico antes de lhe ser prescrito o medicamento. Caso aprovada, a prescrição do medicamento será enviada à nossa farmácia para entrega na sua morada no dia seguinte.

Tenha em conta que o fabricante da Sinvastatina pode ser diferente do demonstrado na imagem acima, mas os seus princípios, benefícios e possíveis efeitos secundários permanecem os mesmos.

Dr Stamatios Poupalos

"Muitas pessoas não estão cientes dos seus elevados níveis de colesterol até desenvolverem complicações. É possível tratar e controlar o colesterol elevado, tanto por alteração do estilo de vida como pela toma de medicação."

Porquê escolher-nos?

Medicação original

Na euroClinix a sua segurança é a nossa prioridade. É por isso que apenas enviamos tratamentos originais dispensados por farmácias devidamente registadas. Consulte os preços em baixo.

General Pharmaceutical Council (GPhC)
  • Medicamentos originais
  • Prescrito por um médico registado
  • Enviado por uma farmácia licenciada
A bula ou folheto informativo do medicamento Sinvastatina é disponibilizada apenas para fins informativos. Para mais informações deverá ler o folheto no interior da embalagem. A euroClinix não é responsável pela informação apresentada.