Roche

Tamiflu

Tamiflu é o medicamento antiviral mais prescrito para tratar e prevenir a gripe.

Previne o contágio pelo vírus e fornece o alívio de sintomas como a tosse, dores de cabeça, febre e garganta inchada.

  • Melhora o tempo de recuperação
  • Mais eficaz quando tomado nas primeiras 48 horas a seguir aos sintomas
  • Contém o princípio activo Oseltamivir
  • Apoio ao Paciente em Português
  • Farmácia registada na União Europeia
  • Consulta Online para prescrição médica
  • Entrega Grátis
    em 24 horas
Tamiflu Perguntas & Info

Quais são as vantagens?

O Tamiflu é o medicamento antiviral mais frequentemente prescrito na Europa para o tratamento da gripe, sendo a sua eficácia maior quando tomado dois dias após os primeiros sintomas. O Tamiflu (oseltamivir) impede a disseminação do vírus da gripe no corpo, melhorando o tempo de recuperação e fornecendo o alívio dos sintomas. Este tratamento pode também prevenir o contágio no caso de exposição ao vírus da gripe. Em média, este medicamento reduz a duração dos sintomas entre um a dois dias.

É eficaz a prevenir e a tratar a influenza tipo A e a influenza tipo B e também foi recomendado como tratamento durante a pandemia de gripe suína em 2009.

Como funciona?

O Tamiflu tem como princípio activo o osetalmivir que inibe as enzimas neuraminidase do vírus influenza. Estas enzimas permitem ao vírus entrar nas células saudáveis e disseminar-se pelo corpo. Ao impedir a disseminação do vírus, o seu corpo consegue combatê-lo mais eficazmente, levando a um alívio dos sintomas incómodos da gripe.

Como é que o vírus da gripe se multiplica

Como tomar Tamiflu?

O Tamiflu está aconselhado tanto para adultos como para crianças com mais de um ano e deve ser tomado dentro de dois dias após o início dos sintomas. É também usado em caso de emergência em crianças com menos de um ano. A dose recomendada de Tamiflu para adultos é de 75mg duas vezes por dia, durante cinco dias. As crianças podem ser tratadas com 30 a 75mg duas vezes por dia, dependendo do seu peso corporal.

Tomar Tamiflu 48 horas após experienciar os sintomas de gripe

Devido à forma como o Tamiflu funciona, este é mais eficaz se for tomado antes de a infecção ter tido tempo de se disseminar. Dentro de 48 horas após experienciar sintomas, ainda tem tempo suficiente para combater a infecção e impedir que esta se espalhe de forma a progredir a doença.

Gráfico do tamiflu após da infecção

Tomar Tamiflu 48 horas após entrar em contacto próximo com alguém infectado

De forma semelhante, se entrar em contacto com alguém que tem gripe e procurar tratamento médico imediatamente, pode prevenir o contágio. Se estiver com pessoas que têm o vírus influenza, contacte um médico e dê-lhe toda a informação que puder. Pode ser suficientemente cedo para impedir o início do vírus.

Gráfico do Tamiflu para prevenir a gripe

Tomar Tamiflu após 48 horas

Após 48 horas de experienciar sintomas semelhantes aos da gripe, se tiver influenza, o uso do Tamiflu não será eficaz . A razão para isto é que o vírus já infectou demasiadas células no corpo. Antes de experienciar sintomas, este pode ter estado activo a infectar células durante quase dois dias. Quando tiver sintomas após 48 horas, o seu corpo pode ter estado sob ataque durante quase quatro dias. A gripe apenas tem cerca de uma semana antes que o seu sistema imunitário a combata, por isso o Tamiflu pode já não ser útil a diminuir o tempo de recuperação. Será aconselhado usar tratamentos de venda livre para ajudar no controlo dos sintomas.

Quem pode tomar?

Pessoas que estão em risco de desenvolver condições mais sérias quando infectadas com gripe, estão por isso recomendadas a usar Tamiflu. Este grupo inclui pessoas com mais de 65 anos, pessoas com doença pulmonar, doença renal prolongada, doenças cardíacas e neurológicas e aqueles que não têm um sistema imune saudável (resultado de medicamentos fortes como a quimioterapia ou de doenças como o cancro ou o VIH/SIDA).

Quem não pode tomar?

Antes de tomar Tamiflu ou de começar o seu tratamento, deve informar o seu médico se é alérgico(a) a alguns dos seus componentes. Se está grávida, a tentar engravidar ou a amamentar, não deve começar o tratamento sem consultar um médico, uma vez que o Tamiflu pode passar para o leite materno. Se sofre de algum dos seguintes problemas, informe o seu médico antes de começar o tratamento: alterações renais, problemas cardíacos, infecções virais para além da gripe A ou B, problemas de fígado ou de pulmões.

Quais são os efeitos secundários?

O Tamiflu (oseltamivir) é um medicamento de prescrição que pode causar efeitos secundários durante o ciclo do seu tratamento. Nem todos experienciam efeitos secundários, mas estes podem ocorrer a qualquer altura uma vez que as pessoas reagem de forma diferente à medicação, apesar de estes tenderem a ocorrer mais cedo durante o tratamento. Se alguns efeitos secundários persistirem, é importante contactar o seu médico e discutir opções de tratamento.

Algumas pessoas que seguiram este tratamento experienciaram náuseas, vómitos, diarreia, dor abdominal, dores de cabeça e tonturas. Estes efeitos não são comuns e desaparecem geralmente dentro de alguns dias de tratamento.

Efeitos secundários menos comuns que podem ser experienciados são episódios convulsivos e psiquiátricos, como comportamento fora do normal, falta de concentração, diminuição da consciência, delírio e alucinações. Contudo, estes são mais relatados em crianças e adolescentes, apesar de alguns adultos terem experienciado episódios de depressão.

Neurológicos

Dores de cabeça suaves são frequentemente relatadas como efeitos secundários do Tamiflu. Tonturas e cansaço também podem ocorrer.

Gástricos

Dores de estômago podem ser um efeito secundário, que pode ser acompanhado de náuseas e vómitos.

Pele

Reacções na pele como inflamação da pele e rash cutâneo com comichão são pouco comuns mas podem ocorrer.

Fígado

Apesar de pouco comuns, as desordens da função hepática como a hepatite podem ocorrer. Deve avisar um médico imediatamente se achar que sofre de uma desordem hepática.

Efeitos secundários do Tamiflu

Clique na área pertinente do corpo para saber como esta pode ser afectada pelo Tamiflu.

 

Para evitar experienciar quaisquer efeitos secundários a um nível mais grave, deve:

  • Tomar o medicamento regularmente, como prescrito e completar o ciclo completo
  • Não o use como substituto para a vacina da gripe
  • Não o use como tratamento contínuo de prevenção durante a época de gripe

Posso comprar Tamiflu na euroClinix?

Na euroClinix dispomos de um serviço clínico seguro que permite que nos envie um requerimento para adquirir Tamiflu, apesar de este não garantir a sua prescrição. Para tal, deverá preencher uma consulta online que inclui questões sobre o seu historial clínico e que será avaliada por um dos médicos especialistas da nossa equipa. No caso de ser seguro e benéfico para si a toma deste medicamento, será prescrita uma receita. A nossa farmácia enviará posteriormente o seu tratamento por entrega expresso em toda a Europa.

Dr Stamatios Poupalos

"A gripe é uma infecção viral altamente contagiosa, porém pode ser tratada e prevenida com sucesso com o tratamento adequado."

Porquê escolher-nos?

Medicação original

Na euroClinix a sua segurança é a nossa prioridade. É por isso que apenas enviamos tratamentos originais dispensados por farmácias devidamente registadas. Consulte os preços em baixo.

General Pharmaceutical Council (GPhC)
  • Medicamentos originais
  • Prescrito por um médico registado
  • Enviado por uma farmácia licenciada
A bula ou folheto informativo do medicamento Tamiflu é disponibilizada apenas para fins informativos. Para mais informações deverá ler o folheto no interior da embalagem. A euroClinix não é responsável pela informação apresentada.