Tricomoníase

A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível causada pelo protozoário ou parasita trichomonas vaginalis, transmitido durante o sexo desprotegido. Este protozoário afecta primeiramente a uretra e é a mais frequentemente encontrado em mulheres apesar de também afectar os homens. O parasita é semelhante em tamanho a um glóbulo branco, deslocando-se pelos tecidos da uretra e da vagina, causando ulceração.

A tricomoníase vaginal é pouco comum e pode ser difícil de diagnosticar, uma vez que os seus sintomas são semelhantes aos de outras DSTs. É no entanto, facilmente tratável com um ciclo antibiótico de Metronidazol, que elimina o parasita.

AlmusFabricado por
Metronidazol

O Metronidazol é um tratamento antibiótico rápido e eficaz. Pode tratar uma infecção completamente com apenas uma dose ou pelo tratamento de uma semana, com uma dose mais baixa. O Metronidazol está clinicamente comprovado ser um tratamento eficaz para a tricomoníase e para a vaginose bacteriana.

Quais são as causas da tricomoníase?

A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível, o que significa que está em risco de a contrair se fizer sexo desprotegido. O protozoário trichomonas vaginalis que causa a infecção habita na uretra ou na vagina do hospedeiro infectado e pode ser transmitido durante o sexo de não estiver presente a protecção necessária. O parasita é extremamente pequeno, do tamanho de um glóbulo branco, pelo que pode deslocar-se facilmente.

Apesar de muito raramente, esta infecção pode ser transmitida pela partilha de toalhas húmidas com alguém infectado ou pela partilha do banho ou jacuzzi.

Quais são os sintomas da tricomoníase?

A maioria dos indivíduos infectados não experiencia sintomas de tricomoníase. Sendo que as pessoas que os experienciam, notam a sua presença dentro de 28 dias após serem infectadas.

As mulheres podem experienciar comichão vaginal, inflamação e inchaço. Pode também sentir dor ao urinar e durante as relações sexuais. O seu corrimento vaginal pode tornar-se verde-amarelado com uma consistência diferente e um odor desagradável. Os sintomas da tricomoníase nos homens geralmente incluem um aumento da necessidade de urinar, o que pode ser doloroso. A uretra pode emitir um corrimento branco, especialmente após a ejaculação. É possível que os homens experienciem algum desconforto após o sexo, podendo o prepúcio tornar-se inflamado.

O que acontece se a tricomoníase não for tratada?

Como esta doença não apresenta frequentemente sintomas, é importante que faça um teste a DSTs se teve sexo desprotegido. As DSTs podem levar a complicações se permanecerem por tratar. Se for testado(a) para a gonorreia ou clamídia, é aconselhável que também teste a presença de tricomoníase, aparecendo esta infecção frequentemente ao mesmo tempo que outras DSTs.

Se esta infecção não for tratada, pode aumentar o risco de parto prematuro em mulheres grávidas, bem como enfraquecer o muco cervical, que desempenha um papel importante na protecção contra infecções. Os homens estão também em risco de contrair prostatite.

Encomendar medicamentos de prescrição online

Para conseguir tratamento pela nossa clínica, terá de se submeter a uma consulta médica online com questões médicas sobre a sua saúde em geral e esta condição em específico. Contamos com uma equipa médica experiente para a avaliação da sua consulta, de forma a garantir que o tratamento escolhido é o mais indicado para si e para o tratamento da sua condição. Após a aprovação médica, será prescrita e enviada uma receita, para a entrega do medicamento no dia útil seguinte na Europa.