Uretrite Não-Específica

A uretrite não-específica (UNE) é uma doença sexualmente transmissível que ocorre mais frequentemente em homens, apesar de as mulheres também poderem ser afectadas. É frequentemente causada por outras doenças sexualmente transmissíveis como a clamídia. Uma actividade sexual vigorosa pode também causar UNE. O termo “não-específica” refere-se ao facto de a inflamação na uretra ter uma causa desconhecida. A UNE pode ser difícil de diagnosticar, especialmente nas mulheres, por frequentemente não apresentar quaisquer sintomas.

Se a uretrite não-específica não for tratada, pode levar a complicações de saúde e até à infertilidade. Contudo, é tratada eficazmente com antibióticos como a Azitromicina e a Doxiciclina.

TevaFabricado por
Azitromicina

A azitromicina é um antibiótico altamente eficaz no tratamento da clamídia, do ureaplasma, da uretrite não-específica e do micoplasma. A azitromicina tem uma concentração elevada, o que significa que pode ser tomada como tratamento a curto-prazo, para eliminar a infecção em poucos dias.

Actavis LaboratóriosFabricado por
Doxiciclina

A Doxiciclina é um antibiótico de largo espectro, o que significa que pode tratar várias infecções, incluindo a clamídia, o ureaplasma e a uretrite não-específica. A Doxiciclina está disponível numa dose mais baixa que os outros tratamentos, estando indicada para pessoas que não podem tomar medicamentos mais fortes, sem comprometer a sua eficácia. A Doxiciclicina pode tratar as DSTs rapidamente e com eficácia, com efeitos secundários mínimos.

Quais são as causas da uretrite não-específica?

Estudos demonstraram que, em 50% dos casos, a clamídia é uma causa subjacente à uretrite não-específica. Pode também ser causada por outros organismos como o vírus do papiloma-humano (HPV), o vírus do herpes simplex e as trichomonas vaginalis. O sexo desprotegido é o principal factor de risco destas infecções. No caso da UNE, os organismos que causam inflamação na uretra podem ser transmitidos durante o sexo desprotegido.

Isto significa que a uretrite não-específica é geralmente transmitida durante o sexo desprotegido, quer este seja vaginal, oral ou anal.

A que sintomas da UNE deve prestar atenção?

A maioria das pessoas com uretrite não-específica não se apercebe da infecção, por esta geralmente não ter sintomas visíveis.

Os homens afectados pela uretrite não-específica podem notar ardor ao urinar e a ponta do pénis dorida, vermelha e sensível. Pode também aparecer corrimento no pénis, bem como uma necessidade urgente de urinar. As mulheres geralmente não notam quaisquer sintomas de uretrite não-específica até que esta atinja a uretra, as trompas de Falópio e o útero, o que pode causar desconforto e dor. A disseminação da UNE pode causar um corrimento vaginal anormal, vómitos, temperaturas elevadas, hemorragias entre menstruações e dor no estômago e na pélvis.

Existem riscos associados à uretrite não-específica?

A uretrite pode levar a vários problemas de saúde se deixada por tratar. Este é um dos motivos pelo qual é importante fazer um teste a DSTs no caso de ter feito sexo desprotegido, especialmente por a uretrie não-específica ser assintomática. A UNE por tratar nas mulheres, pode levar à doença inflamatória pélvica, que pode causar infertilidade e gravidez ectópica. Os homens correm o risco de sofrer danos permanentes na sua fertilidade e infecções nos testículos.

Tanto os homens como as mulheres correm o risco de sofrer uretrite recorrente, orquite e epididimite e Síndrome de Reiter se não procurarem tratamento para a uretrite não-específica.

Que tratamentos estão disponíveis para a uretrite não-específica?

O tratamento mais indicado para esta condição é a toma de quatro comprimidos de 500mg de Azitromicina, numa única dose.

Encomendar medicamentos de prescrição online

O nosso serviço conta com médicos experientes para que seja administrado o tratamento mais adequado a esta condição. Para determinar a sua adequação ao tratamento, requeremos que complete uma consulta online, fornecendo dados sobre a sua saúde e esta condição especificamente. A consulta será posteriormente revista por um dos nossos médicos, que lhe prescreverá o tratamento para a uretrite se este for seguro para si. A prescrição será entregue à nossa farmácia e o medicamento enviado para entrega no dia útil seguinte.