Verrugas Genitais

As verrugas genitais são uma das formas mais comuns de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) na Europa. São causadas pelo vírus do papiloma humano (HPV) e são muito contagiosas. Um surto de verrugas genitais é normalmente caracterizado pelo crescimento de pequenas protuberâncias na zona genital dos homens e das mulheres. Este tipo de protuberâncias pode variar na coloração, geralmente de acordo com o tom de pele do indivíduo infectado. Esta DST é especialmente comum em pessoas entre os 17 e os 33 anos, apesar de poder afectar pessoas de todas as idades.

Se estiver infectado(a) tem uma probabilidade de 60% de infectar o(a) seu/sua parceiro(a) sexual, mesmo que o contacto sexual tenha sido único. Por este motivo, deve seguir um tratamento para as verrugas genitais o mais cedo possível, depois da infecção, para reduzir este risco. Apesar de existirem medicamentos que possam ajudar a controlar e a eliminar o surto, não existe cura para as verrugas genitais. É importante perceber que o vírus HPV que causa os surtos é incurável. O que significa que o vírus estará presente para sempre no seu corpo e pode desencadear um novo surto a qualquer momento.

Meda logoFabricado por
Aldara

O Aldara (imiquimod) é um creme muito conhecido para o tratamento das verrugas genitais. Em apenas 16 semanas, o creme Aldara pode eliminar por completo um surto de verrugas genitais. Estudos clínicos comprovaram que o creme Aldara reduz significativamente a dor e o desconforto dos surtos de verrugas genitais. O creme é aplicado directamente nas verrugas três vezes por semana e ajuda à sua eliminação.

StiefelFabricado por
Wartec

O Wartec (Warticon) é um tratamento alternativo à solução de podofilotoxina Condyline, estando disponível tanto em solução como em creme. Actua nas células das verrugas e elimina as verrugas genitais em apenas um mês. A solução deve aplicar-se duas vezes por dia, durante três dias consecutivos. O Wartec é um tratamento seguro com um risco muito baixo de efeitos secundários.

Qual a causa das verrugas genitais?

O vírus do papiloma humano (HPV) é transmitido pelo contacto sexual e causa uma DST. Aproximadamente 90% das infecções por verrugas genitais são causadas pelas estipes HPV-6 e HPV-11. Estas estirpes do HPV são consideradas de baixo risco, o que significa que o seu potencial para causar cancro é baixo. Existem outras estirpes de HPV que podem levar ao cancro cervical, como o HPV-16, porém, estas não são as mesmas estirpes que causam as verrugas genitais.

As verrugas genitais são transmitidas pelo sexo vaginal, anal e oral desprotegido com um(a) parceiro(a) infectado(a). O que significa que a pessoa está infectada pelo HPV. Se fizer sexo desprotegido, as suas hipóteses de ficar infectado(a) aumentarão. Da mesma forma, se tiver vários(as) parceiros(as) sexuais.

A que sintomas devo prestar atenção?

A maioria das pessoas não consegue perceber imediatamente que estão infectadas com esta DST, uma vez que podem decorrer vários meses até o vírus causar um surto. É por isso importante ser testado(a) a doenças sexualmente transmissíveis se tiver sexo desprotegido.

Os primeiros sintomas das verrugas genitais são o crescimento de protuberâncias em torno dos seus genitais. As verrugas genitais nas mulheres aparecem em volta da vagina e dos lábios vaginais, bem como em toda a área genital, enquanto que nos homens aparecem frequentemente no pénis ou no prepúcio. Podem ter uma aparência pequena ou grande, são geralmente indolores e podem ter uma textura rugosa ou suave. Algumas pessoas relatam comichão, não estando esta sempre presente. É importante conhecer que por vezes as verrugas podem aparecer internamente, o que significa que não são visíveis na zona genital.

O que causa um surto?

O vírus do HPV permanece adormecido no corpo por meses ou até anos e não pode ser completamente tratado. Apesar de se desconhecer o que desencadeia um surto, estudos clínicos demonstram que os principais factores incluem o consumo excessivo de álcool, fricção genital, fadiga e stress.

Encomendar medicamentos de prescrição online

Antes que seja seguido qualquer tratamento, deve ver a sua condição avaliada por um médico. Para obter tratamento para as verrugas genitais, terá de realizar uma consulta online que permitirá que a sua condição possa ser correctamente diagnosticada. Esta consulta contém questões médicas sobre a sua saúde em geral e em particular sobre esta condição, para garantir que o tratamento é o mais adequado para o paciente. Após a avaliação da consulta médica, será prescrita uma receita para a entrega do medicamento na Europa no dia útil seguinte.